Quem somos

“E imbuído de um animo e um orgulho incomensuráveis que abraço o leme dos destinos deste clube durante o próximo biénio. Para tal desígnio, tenho o privilégio de poder conto com a solidez e dedicação da equipa diretiva que me acompanha.”

Com este novo mandato partilhamos aos sócios do nosso clube as linhas programáticas de 2021 a 2023: 

Como um dos objetivos principais esta direção pretende preservar o espirito do Clube e a sua regionalidade, também reformular a organização para tornar este clube uma referência na formação de atletas na modalidade de hóquei patins;

Pretendemos reorganizar a orgânica do HCM (forte aposta na vertente pro bono), através da descentralização de tarefas e atividades, aumentado a autonomia das pessoas que corporizam o HCM em todas as modalidades/seções e numa forte aposta na capacidade das pessoas do HCM – scouting interno; 

Outro ponto importante é a relação do clube com os sócios, neste sentido pretendemos iniciar um programa coerente e eficaz de angariação de sócios de entre os utilizadores habituais – diretores, pais e familiares, terminar o processo de reorganização da gestão dos sócios, Emissão de cartões sócio, revisão das listagens de sócios e Indicar sócios de mérito, beneméritos e honorários, reconhecendo publicamente o seu valor;

Pretendemos também reorganizar os escalões HP – formação (sub9/11), pré-competição (sub13/15/17) e competição (sub19/23 e seniores). Criar um diretor de nível que articula com o staff de cada escalão. Melhorar as condições de cada uma das equipas/escalões, por forma a tentar aumentar o foco no seu rendimento desportivo individual e coletivo (logística e estabilidade no planeamento, proporcionar treinos específicos – Escola GR’s e Hóquei Clinic);

É um objetivo também desta direção criar uma equipa feminina de HP a iniciar na captação das escolinhas, Melhorar os níveis físicos específicos, fitness e planos de alimentação dos atletas, recuperar a iniciativa da distinção do atleta do mês em todas as modalidades e Otimizar e valorizar a massa técnica do clube – recurso externo reduzido ao estritamente necessário;

“Com estabelecimento destas linhas diretoras, desejo poder contribuir para o aumento da coesão e para o desenvolvimento desportivo, cultural e social de TODO o HCM, das suas gentes e da nossa terra. Saudações desportivas a todos.” 

João Soares

Presidente da Direção do Hóquei Clube da Mealhada, Hóquei Clube da Mealhada

A nossa história

O Hóquei Clube da Mealhada, foi fundado em 01 de Setembro de 1971 e a tomada de posse dos primeiros corpos gerentes, aconteceu em 10 de Junho de 1972. Durante esse espaço de tempo, o Clube foi dirigido por uma Comissão Organizadora.

O campo de treinos e os balneários eram umas eiras, nas Pedrinhas, numa propriedade do presidente da Direcção, Dr. José Vigário. Mesmo sem pavilhão, a equipa de júniores, que actuou nesse primeiro ano, conquistou a 1ª Taça Distrito de Aveiro. Por falta de condições mínimas para a prática da patinagem e por falta de suficientes apoios das entidades oficiais, o Hóquei Clube da Mealhada cessou as actividades desportivas até 1985, ano em que regressou às competições.

pavilhão antigo
equipa hoquei

Hoje o H.C.M. continua em actividade, prestando deste modo um importante serviço à comunidade, especialmente às camadas jovens.

Utiliza o moderno Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, e regista já no seu palmarés muitos triunfos, que valorizam e enriquecem a Mealhada. O H.C.M. tem em funcionamento escolas de patinagem onde dezenas de crianças de ambos os sexos aprendem a patinar.

ballet

Daí saíram os cerca de 100 atletas que actualmente disputam as provas federadas em todos os escalões etários, desde Bambis a Séniores onde se inclui a equipa de Hóquei Feminino.

O H.C.M., para além da prática de Hóquei em Patins, dispõe também de outras modalidades e actividades de desenvolvimento físico, nomeadamente: Karaté, Ballet e Patinagem Artística.

Entre a época de 1996/1997 e a época de 2002/2003 o H.C.M. disputou provas oficiais na modalidade de Voleibol com escalões femininos.

A nossa infrastrutura

infrastrutura

Localizado na zona desportiva da Mealhada, junto ao Campo Dr. Américo Couto, o Pavilhão Gimnodesportivo encerra em si grandes potencialidades para a organização de eventos desportivos, na medida em que, para além de permitir uma lotação de 1000 lugares sentados, dispõe de um vasto conjunto de instalações de apoio à realização desses mesmos eventos.

O espaço para a prática desportiva é constituído em piso madeira, facto que permite a prática de várias modalidades. Inclui-se ainda neste complexo desportivo um pavilhão de treinos e uma sala desportiva. Dada a sua qualidade e versatilidade, esta é uma das infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento das actividades desportivas, e como tal um bem essencial à população de todo o Concelho.

Uma referência final para aqueles que iniciaram este Clube: COMISSÃO ORGANIZADORA – SÓCIOS FUNDADORES: Manuel Nuno Lousada; Messias Pedro Baptista; Júlio António Valente; José Manuel Vigário; António Cristina Capela; José Alberto Tavares; João Fernando Gradim; João Carlos Santos; Carlos Alberto Pato; Messias Manuel Vigário.